14 JAN

Quais cuidados tomar com crianças em viagens?

Data: 14/01/2021

Viajar é uma das maneiras mais incríveis de criar memórias em família!

Poder viver novas experiências, conhecer culturas diferentes e se aventurar já é emocionante para os adultos, quanto mais para as crianças. 

Mas, quando se viaja com os pequenos, é preciso considerar algumas questões para garantir que a viagem seja tranquila e divertida para todos.

 

MALAS

A mala das crianças exige muitos itens, é verdade. Mas planejá-la de maneira estratégica irá facilitar no dia a dia da viagem. 

 

Quando estiver separando as roupas, por exemplo, organize as peças que a criança vai vestir a cada dia. É claro que os looks e peças podem ser alterados ao longo da viagem, mas isso ajudará a pegar roupas mais certeiras e evitar uma quantidade exagerada. 

 

Uma dica importante é conferir a previsão do tempo do destino. Considere também as mudanças de tempo que podem ocorrer e leve algumas peças extras (por exemplo, ainda que seu destino seja praia, é sempre bom ter um moletom na mala para enfrentar um repentino dia de chuva).

 

Sabe aquela farmacinha com remédios básicos para combater um enjoo ou dor de cabeça? Coloque na mala! Isso será essencial para tratar problemas mais comuns e recuperar rapidamente o bem-estar da criança.

 

TRANSPORTES

Para viagens de carro, é fundamental que as crianças usem equipamentos de proteção, seja bebê conforto ou cadeirinha para os menores, e cinto de segurança para os maiores.  

 

Quando estiver na estrada, é indicado fazer paradas, de acordo com a necessidade da criança. Se houver a possibilidade, prefira viajar em horários em que a criança dorme para ter um percurso mais tranquilo. 

 

Para viagens de avião, garanta que todos os documentos exigidos estejam em mãos, tanto dos adultos quanto das crianças. É importante também preparar uma mala de mão com objetos curingas, como trocas de roupas, cobertinha, itens pessoais da criança (chupeta ou mamadeira) e brinquedos para entreter.  

 

ALIMENTAÇÃO

Uma das principais preocupações ao viajar com os pequenos é com a alimentação. O ideal é tentar manter, mesmo longe de casa, uma rotina alimentar a qual a criança já está acostumada para evitar qualquer desconforto.

Durante o trajeto, prefira lanches leves como papinhas, frutas ou sanduíches. No destino, o indicado é evitar comidas vendidas por ambulantes e sempre verificar a procedência dos alimentos e limpeza do estabelecimento onde fizerem as refeições. 

 

DESTINO

As crianças também precisam se divertir na viagem. Por isso, é importante verificar quais atividades o destino oferece, além de certificar-se que são atrações adequadas para a idade e o tamanho das crianças.

 

Outra dica é optar por lugares não tão isolados, que em caso de emergências, por exemplo, a família possa recorrer rapidamente a um hospital. 

 

Por fim, é importante lembrar: respeite os limites das crianças. Os pequenos têm um ritmo e vontades diferentes dos adultos. Por isso, durante a viagem, a família deve estar atenta aos sinais para perceber quando eles estiverem cansados ou irritados e, assim, ter paciência para lidar com a situação da melhor forma possível. 

 

A viagem é um momento para ter um tempo de qualidade com a família. E as crianças com certeza tornam tudo mais divertido. Saiba aproveitar isso e com certeza você terá uma viagem inesquecível!